domingo, 2 de dezembro de 2007

Problogger - Uma nova profissão

Em 1997 Jorn Barger, concebeu o termo “weblog” que mais tarde viria a se tornar apenas “blog”. De lá pra cá o mundo dos blogs cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de cinqüenta; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 70 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.
Por algum tempo os blogs passaram a ser conhecidos (talvez por culpa dos preconceituosos) como um emaranhado de páginas onde os proprietários relavatavam suas angústias, medos, alegrias e seu dia-a-dia. Se você é um dos que ainda sustentam esta idéia talvez seja hora de rever seus conceitos.
Durante este período os blogs evoluíram não apenas em número, mas principalmente em conceito e especialidade. É cada vez maior o numero de blogs que tem uma qualidade editorial invejável até mesmo em relação às grandes agências de notícias. A velocidade com que a informação corre na blogosfera (rede de blogs) é realmente algo espantoso. Não é difícil ver blogs publicando “furos” antes mesmo das “gigantes agências de notícias” como foi o caso do blog http://www.blogadao.com/ que recentemente deu a notícia da venda da empresa de cobranças on-line BrPay para a Uol antes de todo mundo!
Essa evolução dos blogs pessoais acrescida da popularização dos sistemas de afiliados (onde empresas pagam pequenas quantias para veicular seus anúncios em sites pessoais ou grandes portais) nasceu um novo conceito de negócio ou porque não dizer um novo tipo de emprego: O Problogger
Problogger é um novo termo usado para definir pessoas que vivem apenas através da receita gerada em seus blogs pessoais. Isso mesmo!!! Apenas da receita que ganham através dos programas de afiliados veiculados em seus blogs pessoais...
Se você ainda, mesmo depois de ler até aqui, carrega o conceito antigo de blogs deve estar pensando que estou falando de adolescentes cheios de espinhas, que ficam horas grudados em seus computadores e que você insiste em chamar de hacker (sem saber a definição correta do termo) por que ouviu essa palavra na televisão e acha que ela define bem uma pessoa que entende de computadores ESTÁ COMPLETAMENTE ENGANO !!! E ainda se acha que quando me refiro a viver estou falando de comprar um tênis ou tomar um sorvete na praça de alimentação de um shopping continua COMPLETAMENTE ENGANO!!!Estou falando aqui de pessoas que realmente se especializaram em escrever seja sobre temas variados, sejam sobre um tema específico, ou seja, fazendo sínteses do que pensam sobre os mais variados fatos. Refiro-me, como disse anteriormente, a pessoas que são capazes de gerar um conteúdo “leve” e de qualidade. Pois bem, agora que já definimos claramente do que estamos falando voltemos ao assunto...
Especulações (tímidas) da própria blogosfera mostram que ser um Problogger pode render ganhos algumas vezes próximos à $ 1.000,00 (no Brasil) apenas através do Adsense (programa de afiliados da Google) como é o caso site http://www.contraditorium.com/ onde seu editor (Carlos Cardoso) publicou uma foto do cheque no valor de $ 751,85 enviado pela empresa Google. Na matéria ele ressalta: “Já perdi a conta de quantos salários de médicos cubanos estou ganhando.”
Mas nem tudo é flores no mundo Problogger para chegar a estas cifras é necessário um trabalho árduo principalmente em função do conteúdo do site visto que principalmente através do conteúdo é que os mecanismos de buscas irão determinar a relevância do site e o posicionamento do mesmo nos resultados de sua pesquisa. No caso do http://www.contraditorium.com/ o editor conseguiu um PageRank 5 (índice de classificação da Google em relação ao nível de relevância do site em seus resultados de busca). Este PageRank (5) é invejado por muitos sites de empresas que chegam a contratar profissionais especializados para tentar realizar tal façanha (muitas vezes tentativas frustradas). Indiscutivelmente ser Problogger é para poucos... Mas com certeza é algo tentador!!!
Diante desse tipo de situação se tem uma pergunta que mais cedo ou mais tarde será feita é: Quanto o ministério do trabalho irá regulamentar a profissão?

Um comentário:

Blogadão disse...

Olá,

Fico feliz por ter lembrado do Blogadão no caso do BRpay. Realmente fui o primeiro a notíciar a venda, e fui chamado de mentiroso, simplesmente por ser um blogueiro.

Se fosse um portal (Terra, UOL, Ig, Globo) com certeza teria mais crédito. Mas faz parte, a verdade no final sempre aparece.

Obrigado por citar o Blogadão.

abraço